domingo, 1 de agosto de 2010

PRÊMIO NEW HOLLAND


A sexta edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo está ampliando suas fronteiras. O concurso, que já premiou fotojornalistas consagrados e revelou outros repórteres fotográficos, agora abrangerá todos os países do Mercosul: Paraguai e Uruguai unem-se a Brasil e Argentina no concurso que é um dos mais importantes e cobiçados do setor.


O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural promovido pela New Holland com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. O objetivo é selecionar, por meio de um concurso realizado nos quatro países, um conjunto de 40 fotografias que farão parte de uma exposição itinerante que levará o trabalho de fotojornalistas a municípios fora dos roteiros culturais tradicionais.

• O Prêmio

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo premiará as melhores fotografias que abordem a agricultura produzida por repórteres fotográficos para veículos impressos que circulem em algum dos quatro países participantes publicadas ou não, no período de 1º de julho de 2009 a 10 de setembro de 2010.

As fotos deverão se destacar:

• por sua contribuição para a valorização da atividade agrícola no Brasil, Argentina, Paraguai e/ou Uruguai;

• pela capacidade de sintetizar essa atividade através da imagem e do senso estético;

• pela capacidade de revelar e traduzir a vida e a visão de mundo do produtor rural no desempenho de suas atividades;

• por sua contribuição para a integração econômica, social e cultural entre Brasil, Argentina, Paraguai e/ou Uruguai.

• Categorias

O concurso é de abrangência internacional e premiará duas categorias: Campo e Tecnologia. Cada uma das categorias terá um vencedor e segundo colocado para Brasil e outro vencedor e segundo colocado para América Latina (que abrange os trabalhos realizados na Argentina, Paraguai e Uruguai). O critério para seleção e julgamento das imagens levará em consideração enquadramento, beleza estética, contextualização, originalidade e capacidade de revelar a importância das novas tecnologias na agricultura.

• Categoria Campo

Esta categoria tem como tema todas as práticas utilizadas na agricultura atual. Nesta categoria, as imagens não podem mostrar máquinas agrícolas (ver categoria Tecnologia). Fotos que mostrem máquinas agrícolas, inscritas nesta categoria, serão desclassificadas.

* Categoria Tecnologia

As fotos inscritas nesta categoria devem mostrar como a tecnologia tem colaborado para o aumento da produção agrícola e como os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nos campos da América Latina. Nesta categoria devem conter, obrigatória e exclusivamente, imagens de máquinas e implementos agrícolas.


• Prêmio Integração

Caberá à Comissão Julgadora escolher, entre todas as fotografias inscritas, uma imagem que represente a integração entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Será levado em consideração principalmente o contexto em que a fotografia foi feita.

• Prêmio Aficcionados

Nesta categoria, exclusiva para os trabalhos de América Latina (Argentina, Paraguai e Uruguai), fotógrafos não-profissionais podem inscrever suas imagens. O objetivo é despertar o interesse pela fotografia e pela vida no campo ao público em geral.

• Comissão Técnica

Todas as fotos inscritas passarão pela avaliação técnica de uma Comissão Técnica, que fará a análise de todo o material, indicando à Comissão Julgadora as fotografias que não atendam a este regulamento. Esta Comissão será indicada pela organização do Prêmio e será composta por um número de membros proporcional ao número de inscrições.

• Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora será composta por seis jurados, profissionais de reconhecida competência no fotojornalismo e/ou comprovado conhecimento do setor agrícola. Esta Comissão escolherá os dois primeiros colocados de cada uma das categorias (tanto para o Brasil quanto para a América Latina), em um total de oito prêmios e mais a imagem vencedora do “Prêmio Integração”, além de escolher também as fotos que irão compor a Exposição Fotográfica.
Acesse: http://www.premionewholland.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário