quarta-feira, 9 de junho de 2010

ATELIÊR DA IMAGEM

a)Curso Básico de Fotografia - Módulo 1 - Introdução à Técnica e à Linguagem Fotográfica


Alex Krusemark / Claudia Tavares / Guito Moreto / Leonardo Ramadinha / Leandro Pimentel / Marco Antonio Portela / Maria Elisa Franco / Marian Starosta/Mickele Petrucelli / Paulo Batelli / Thiago Barros
39 horas (13 aulas de 3 horas)
Nenhum
Aprender a utilizar os controles manuais e demais recursos da câmera fotográfica. A proposta é que o participante saiba “pensar fotograficamente”, ou seja, que entenda e possa solucionar as questões mais importantes relacionadas à composição: enquadramento, fotometria (medição de luz), foco, profundidade de campo e controle do movimento.

OBS:As saídas práticas das turmas noturnas são realizadas nos finais de semana

VEJA OPÇÕES DE HORÁRIOS E FORMAS DE PAGAMENTO PROCURANDO EM DATAS E HORÁRIOS DOS CURSOS
Câmera analógica ou digital, que permita o controle manual de diafragma, obturador e foco (disponibilizamos aos alunos que não possuem equipamentos, câmeras analógicas para as saídas práticas).

b)Curso Básico de Fotografia - Módulo 2 - Aperfeiçoamento em Fotografia Analógica e Digital


Alex Krusemark / Claudia Tavares / Fabricio Cavalcanti / Guito Moreto / Leonardo Ramadinha / Leandro Pimentel / Marco Antonio Portela / Maria Elisa Franco / Marian Starosta/Mickele Petrucelli / Paulo Batelli / Thiago Barros

33 horas (11 aulas de 3 horas)
Ter feito o Módulo I ou passar no questionário de nivelamento.
Aprofundamento da técnica e linguagem fotográfica, por meio do conhecimento das especificidades dos equipamentos, materiais e acessórios analógicos e digitais, e da experiência prática, para que o participante possa aprimorar sua fluência, autonomia e segurança do ato de fotografar. O curso também apresentará aos alunos diversos trabalhos de fotógrafos renomados e diferentes abordagens da fotografia moderna e contemporânea, alargando assim o repertório estético e conceitual dos que pretendem seguir o aprendizado na fotografia e desenvolver futuros projetos pessoais.

Possuir uma câmera analógica ou digital que permita o controle manual de diafragma, obturador e foco.


c)Criatividade na Cor

Walter Firmo
64 horas
Ter completado o Curso Básico de Fotografia (Módulo 1 + Módulo 2 analógico ou digital) ou aplicação de questionário.
Sob a orientação de um dos maiores fotógrafos coloristas do país, você vai exercitar a sua criatividade e expressividade ao mesmo tempo em que se aperfeiçoa no uso dos filmes cromos (slides). Aulas com projeções de trabalhos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros e saídas fotográficas em grupo com análise posterior do material.
Câmera reflex, analógica ou digital / Filmes cromos e revelações por conta do aluno (15 filmes em média).

Criatividade na Cor


Walter Firmo
64 horas
Ter completado o Curso Básico de Fotografia (Módulo 1 + Módulo 2 analógico ou digital) ou aplicação de Questionário.
Sob a orientação de um dos maiores fotógrafos coloristas do país, você vai exercitar a sua criatividade e expressividade ao mesmo tempo em que se aperfeiçoa no uso dos filmes cromos (slides). Aulas com projeções de trabalhos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros e saídas fotográficas em grupo com análise posterior do material.
Câmera reflex, analógica ou digital / Filmes cromos e revelações por conta do aluno (15 filmes em média).
Ensaios Fotográficos: desenvolvimento de projetos

Claudia Tavares
24 horas (08 aulas de 3h) consulte os horários na agenda de cursos.
Ter completado o Curso Básico de Fotografia (Módulo 1 + Módulo 2 analógico ou digital), ou ainda aplicação de questionário de nivelamento.
Ensaios Fotográficos: desenvolvimento de projetos” tem como objetivo principal incentivar a criação de ensaios fotográficos dentro das diferentes vertentes da fotografia, buscando desenvolver uma linguagem autoral. Trabalhos de diversos fotógrafos reconhecidos internacionalmente por suas importantes contribuições ao mundo da fotografia serão apresentados e comentados visando enriquecer o vocabulário fotográfico dos alunos e suscitar discussões sobre as diversas maneiras de se tratar um mesmo tema. A criatividade será incentivada através de exercícios práticos propostos a cada 15 dias, após as aulas teóricas. Cada aula teórica será seguida de uma aula prática de discussão dos exercícios feitos e apresentados numa tentativa de aprofundar a leitura de imagens fotográficas e orientar cada projeto em desenvolvimento.
VEJA NA PÁGINA INICIAL AS DATAS, HORÁRIOS E VALORES


Fotografia P&B – Processos antigos e contemporâneos


Marco Antonio Portela
36 horas (12 aulas de 3 horas)

Ter feito os cursos de Básico I e Básico II de fotografia ou aplicação de questionário


Este curso visa situar o aluno na produção em fotografia P&B ao longo desses quase dois séculos da invenção oficial da fotografia. Desde os pioneiros, passando pelos que conviveram já no século XX com a concorrência da captura em cor, até a contemporaneidade onde nos deparamos com a revolução e os desafios introduzidos pela fotografia digital.

O curso vai oferecer bases teóricas e técnicas e exercícios para os alunos desenvolverem trabalhos e projetos em P&B, e assim solucionarem dúvidas e desafios quando se trata de optar pelo P&B. Afinal, para se fazer uma boa foto P&B deve-se ainda recorrer ao filme, ou o digital já dá conta da qualidade de captura e de impressão final?

Durante o curso, vários trabalhos de fotógrafos modernistas e contemporâneos que privilegiam o preto e branco serão apresentados, e serão discutidas suas poéticas e as técnicas utilizadas para atingir seus objetivos imagéticos.

Câmera reflex, analógica ou digital. Filmes e processamento por conta do aluno.

Fonte : http://www.ateliedaimagem.com.br/nucleo.php?c=212

Nenhum comentário:

Postar um comentário