quinta-feira, 29 de abril de 2010

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA


Câmera escura
compacta do tipo "reflex"


A fotografia não tem um único inventor. Ela é uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos. A primeira descoberta importante para a photographia foi a "câmara obscura".
O conhecimento de seus princípios óticos se atribui a Aristóteles, anos antes de Cristo, e seu uso para observação de eclipses e ajuda ao desenho, a Giovanni Baptista Della Porta.
Apesar de todo conhecimento acerca do assunto, até o século XVII não havia meios para se registrar as imagens formadas a não ser pelo desenho e pintura.
Á partir de então. os homens que trabalharam com as leis físicas da luz iriam descobrir sua interação com as leis da química.

Heliografia de Niépce

Primeiro nasceu a heliografia, criada por Joseph Nicéphore Niépce em 1826. Em 1838, o pintor francês Louis Jacques Mandé Daguerre (1789-1851), associando-se à Niépce, aprimora o processo e cria o que ele mesmo batizaria de daguerreotipia e as câmeras escuras construídas segundo os seus princípios foram chamadas de Daguerreótipos .
Em 7 de janeiro de 1839 a invenção de Daguerre foi anunciada à Academia Francesa de Ciências. O governo francês concedeu reconhecimento nacional aos seus direitos sobre a divulgação pública de suas descobertas. Além disso, a patente do daguerreótipo também foi obtida na Inglaterra.
Voltando um pouco a história, apenas 3 semanas após o anúncio pela Academia Francesa, um cientista amador inglês, William Henry Fox Talbot (1800-1877) soube dos fatos e ficou extremamente contrariado, pois a invenção francesa era muito semelhante a uma invenção sua, chamada "desenho fotogênico", que desenvolvera durante anos mas não a havia divulgado por julgá-la ainda imperfeita.

Daguérre e o modelo de
seu daguerreótipo. Foto feita
por ele mesmo em 1839.


Estúdio de Talbot em Reading, 1844

Anos se passaram e embora a evolução dos processos proporcionassem enormes melhorias na qualidade da imagem foi somente na década de 1880 que surgiu a empresa pioneira em qualidade de imagem.

Fundada pelo bancário norte-americano George Eastman (1854-1932) a Kodak, que produzia placas secas de gelatina (processo descoberto em 1880) para fotografia, revolucionou a história com a substituição das placas por uma película coberta de emulsão sensível, embalada em rolos. Estas películas, chamadas filmes, permitiram a fabricação de câmeras fotográficas de tamanho extremamente reduzido e de baixo custo.
Em 1891, o aperfeiçoamento do sistema de rolos de filme permitia que se carregasse a película na máquina em plena luz do dia, tornando o manuseio das máquinas fotográficas tão fácil que agora qualquer pessoa poderia tirar fotografias e mandar revelar os filmes em laboratório.

A película em forma de filme também permitiu o desenvolvimento do cinema, que nada mais é do que a produção e posterior projeção em seqüência de uma série de fotografias, sincronizadas com o som gravado.



Fonte: http://www.fotonikkei.com.br/private/curiosidades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário