segunda-feira, 12 de abril de 2010

CARVALHO PINTO








Carvalho Pinto divulga a cultura do Brasil. Apaixonado pelas Artes Plásticas, vem trabalhando no sentido de imortalizar o ‘Brasil & Os Brasileiros’. Residindo hoje no Nordeste do país, tem tido a oportunidade de ver e registrar o dia-a-dia de pessoas, que sem nenhum preconceito se permitem fotografar, no sentido de perpetuar a vida como ela é. O que o Brasil realmente tem de melhor são os brasileiros! Além destes, em cada cidade e povoado ao qual Carvalho Pinto tem visitado, a história destas pessoas é singular, uma história de luta e de garra. A vegetação da caatinga é exótica e atrai até a pessoas mais desatentas. As flores são de uma beleza impar. Á título de exemplo, a flor do mandacaru, com suas vinte e duas pétalas, brancas, bem alvas, que encantam a todos. Pena que só desabrocha na madrugada e por poucas horas mostra a sua beleza. Também a vida ribeirinha é a mola mestra que move a vida do povo no Nordeste. Algumas pessoas usufruem suas riquezas, outras a usam como lazer, uns nadando, outros retirando do rio o peixe. Além da região nordestina, Carvalho Pinto também, têm se dedicado a mostrar e contar a vida das pessoas nas outras regiões do Brasil, em especial o Sudeste. De Norte a Sul por todos os lugares em que tem visitado, os brasileiros poderão se ver, neste espelho do seu trabalho: “Brasil & Os Brasileiros”.

De um lado, ilhas paradisíacas. Situada entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, de um lado, a Mata Atlântica quase intocada. Entre os dois, está esta charmosa cidade histórica, Paraty. Uma cidade em que o passado está vivo em cada esquina! Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde caminhar é vagaroso devido às pedras pés-de-moleque de suas ruas. É como voltar ao Brasil de 1700. É como ter uma aula de história ao vivo num cenário muito bem preservado e poder comer um bom alimento de primeira e poder bater um bom papo em qualquer idioma e lugar. A cidade foi fundada em 1667, em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que também é padroeira da cidade. Naquela ocasião Paraty teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar, calcula-se que chegou a ter mais de 250.

No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Entretanto, devido às tentativas de assaltos de piratas que se refugiavam em praias próximas, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico. Para que o acesso a Paraty fosse possível, foi projetada a abertura da Estrada Paraty - Cunha, e após a construção da Rodovia Rio - Santos na década de 70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional. Paraty preserva muitas características de seu passado colonial. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de uma época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes, nos levam a conceber como seria a vida no Brasil daquela ocasião. A proibição do tráfego de automóveis no Centro Histórico contribui para que Paraty seja preservada.


O Projeto

O Centro Histórico de Paraty remonta aos anos de 1820. Naquela ocasião suas ruas já tinham calçamento. Ainda vê-se hoje a depressão do meio fio que permite a invasão das águas do mar em marés de lua cheia. A presença das águas, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, e a maçonaria determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty. As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul, com um entortamento estratégico que tanto protegeria a cidade do ataque dos piratas como também dos ventos encanados. A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. Tem-se certeza que, no século XVIII as portas e janelas da maioria das casas de Paraty eram pintadas em branco e azul, o chamado azul-hortência da Maçonaria Simbólica. Documentos comprovam que o primeiro padroeiro de Paraty foi São Roque, que percorreu como peregrino o caminho de San Thiago de Compostela. Segundo pesquisas baseadas em documentos e nos indícios de simbologia maçônica encontrada nas ruas e nos sobrados mais antigos, a Maçonaria se instalou em Paraty no início do século XVIII. Estes são só alguns dos muitos atrativos que vêm fazendo de Paraty uma das cidades mais visitadas devido suas belezas naturais e também por sua diversidade cultural.

Neste projeto sobre esta encantadora cidade, Paraty, foram usados filmes Pro Image 100.

Contato:
Avenida Clementino Coelho, 80 – Apartamento 102 – Bairro São Vicente de Paula.
CEP 56.308-210 - Petrolina – Pernambuco.
Tel. (0xx) 87 - 3862-6393.
E-Mail: carvalhopinto@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário