segunda-feira, 1 de março de 2010

Melhorando o uso do Flash Eletrônico com TTL

:: O flash não traz para o fotógrafo uma variedade de iluminação. Sua luz é muito característica, por isso, sempre que possível, evite o flash, pois ele "matará" qualquer clima de luz que existir na cena. A utilização de flashes em fotos dinâmicas é recomendado, pois a fotometria do flash é mais rápida que a das luzes continuas.

:: Para quem quer entrar no ramo de foto jornalismo ou de eventos, é recomendado o uso das câmeras eletrônicas, devido à sua tecnologia, e flashs dedicados com TTL.

:: Quando se usa esse tipo de flash, o manuseio da câmera fica mais ágil pois o fotógrafo pode operar a câmera nos modos de semi-automáticos e o flash no modo TTL.

:: Uma característica do flash é de sempre iluminar o primeiro plano é os demais ficarem muito escuros. A dica é a de operar a câmera no modo de prioridade de obturador, abaixando a velocidade de sincronismo ( 1/30 ou 1/20) e utilizar filmes de ISO 400 ou 800 para que o primeiro plano não "estore" e os planos de trás apareçam sem que a velocidade esteja muito baixa evitando o tremido.

:: O Flash também ajuda evitar o contraluz e eliminar as dominantes das lâmpadas pois sua calibragem é de 5500K.

:: Evite jogar o flash direto a não ser que sua cena seja um plano geral, a luz rebatida ou difusa é mais suave e detalhista dando um clima de luz mais natural.

:: Observe sempre o fundo das fotos: os fundos escuros não dão o recorte no cabelo das pessoas enquanto que os fundos brilhantes refletem o flash podendo dar uma mancha de luz prejudicando a imagem, nesse caso de preferência a enquadramentos mais laterais.

:: Em eventos e festas que tenha luzes coloridas na pista de dança, para que o flash não tire esse clima use o efeito de luz mista, coloque a velocidade bem lenta e se possível o modo Rear que dispara o flash depois do tempo do obturador.

http://www.silvanagoncales.fot.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário