terça-feira, 9 de fevereiro de 2010





Para participar, o concorrente deve enviar uma foto e um texto para martins@manualdosfocas.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . O prazo para envio dos trabalhos se encerra em 28 de fevereiro, às 23h30.
Cumplicidade é a regra que deveria reger as relações do repórter com o editor, com o fotógrafo e, em muitos casos, com a pauta. Cumplicidade também é a palavra que dá título ao livro do jornalista Bernardino Furtado acerca dos seus 20 anos de carreira. Em referência aos anos de profissão, o jornalista convidou 20 fotógrafos, cúmplices em diversas reportagens em quase todo o território nacional.

O também jornalista Ricardo Kotscho descreve bem essa relação entre fotógrafo e repórter em uma espécie de introdução, na primeira página do livro: “Quase não existem mais essas duplas de repórter e fotógrafo que saíam juntos da redação e brigavam muito uns com os outros para descobrir novidades, revelar o escondido, ir até onde ninguém foi antes. Como dois compositores que se respeitam, um cuidando da música e o outro da letra, no fim eles acabam se entendendo: o trabalho de um , afinal, não existe sem o do outro.”, pondera Kotscho.


A publicação é repleta de textos de Bernardino Furtado, mas é essencialmente de fotografias. Diferente do jornalismo impresso, neste livro o texto é “ilustrativo”. As imagens dos “retratistas”, como Kotscho e Furtardo chamam carinhosamente os fotojornalistas, enriquecem os olhos e mostram a delicadeza e a sensibilidade dos que dependem da luz por caneta para pintar não só uma obra de arte, mas uma reportagem inteira trancada em um recorte da realidade.


Cumplicidade conta a história do país e arrepia a pele. Como em um trecho no qual Bernardino Furtado conta sobre uma reportagem que fez com a fotografa Cristina Horta, em Minas Gerais. “Decidimos que iríamos conhecer Diamantina pelas vísceras, a periferia pobre onde sempre moraram os garimpeiros. Trabalhadores obstinados que, desde os tempos de Chica da Silva, nunca foram servidos à mesa do banquete das pedras preciosas. Sempre lhes restaram as migalhas.”.


Em outro trecho, Furtado dá aula de jornalismo quando se refere ao trabalho do fotógrafo Paulo de Araújo. Faz critica sutil ao processo industrializado que se instalou nas redações. “A reportagem vertida em papel de jornal tende a ser particularmente cruel com o trabalho dos fotojornalistas. Muitos já partem para uma empreitada impregnados dessa experiência recorrente de perder para o texto, para a falta de sensibilidade do editor, para a impressão ruim que borra e distorce imagens. Paulo é um craque. E não tem medo do jogo, de perder o gol. Fotografa com alegria e aposta alto em cada imagem, apesar de ter as mãos calejadas pelas derrotas nas edições.”

Texto: Victor Martins
Da equipe Manual dos Focas




CONCURSO


A pedido do Manual dos Focas, os autores do livro encaminharam ao blog um exemplar do livro. Com ele em mãos, iniciamos hoje o concurso Cumplicidade: uma foto, um texto. Para participar, o concorrente deve enviar uma foto e um texto para martins@manualdosfocas.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . A imagem pode ser sobre qualquer tema de interesse do participante. O texto deve ter obrigatoriamente no mínimo dez linhas e no máximo 25, além, é claro, de versar sobre a imagem realizada. O texto deve ter fonte Arial e tamanho 12. Não serão aceitas fotografias manipuladas em qualquer editor de imagem. As fotos podem ser feitas em cores, preto e branco ou sépia. Cada participante pode mandar até três fotografias, mas somente uma irá para a final do concurso, etapa na qual os leitores escolherão o grande vencedor por meio de um enquete. Para chegar a grande final, as imagens enviadas na primeira etapa serão avaliadas por uma comissão julgadora formada pela diretoria do blog e sediada em Brasília. Essa comissão irá escolher cinco trabalhos que irão a voto popular. Se a comissão julgar pertinente, tem a liberdade de publicar os trabalhos enviados durante o período de inscrição. Podem participar pessoas de qualquer nacionalidade desde que residentes no Brasil. São válidas fotografias feitas com qualquer tipo de máquina, inclusive celulares. Junto ao trabalho deve ser encaminhado o nome completo, local de residência, endereço com CEP e telefones para contato. O prazo para envio dos trabalhos se encerra em 28 de fevereiro, às 23h30. Qualquer trabalho encaminhado após esse horário não será válido para o concurso.

Mais informações:
http://manualdosfocas.com/2010/02/manual-dos-focas-realiza-concurso-cultural-e-tem-o-livro-cumplicidade-como-premio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário