terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

INICIANTE

Pessoal, encontrei este bate papo na internet,e achei a resposta à pergunta super interessante, e espero que não esteja ultrapassada :


Estou pensando em comprar uma camera profissional de filme, tenho uma Fz28 estou comecando na fotografia e nao tenho grana pra pegar uma SLR digital

Comecei a pensar se seria interessante uma analogica para aprender em fotografia profissional e gostaria da opniao de voces!!!

O que me dizem quanto a qualidade da foto e tamanhos que eu posso revelar, pois com os megapixels eu aprendi a calcular o tamanho necessario pra sair em 300dpi etc... e no filme?? como funciona?

bom se eu realmente optar por essa ideia pretendo gastar uns 800,00 (sera que eu consigo?? com lente)

Por favor deem uma luz nos modelos... preços... pois nao sei nem por onde começar!!!!

por favor todas as dicas e ajuda são bem vindas, pois nao entendo nada de analogico nem de cameras profissionais!!!

UM ABRAÇO!!!


As opiniões vão variar muito, mas vamos lá...

Primeiro vc pode optar pelo formato: 135, médio formato: 120 (e suas variações: 6x4.5, 6x6, 6x7, 6x9),e grande formato: 4x5" e 8x10".

135 é o mais comum, vc pode revelar, ampliar e scanear em qqer lugar. Tem uma variedade muito grande de cameras no mercado, tanto manuais como eletronicas, alem de lentes e acessorios. Já li aqui que um negativo 35mm de ISO baixo (e alta nitidez) teria qualidade comparavel a uma DSLR de 6mp.

120 já não é tão comum, não é todo lugar que processa. No entanto tem uma qualidade de imagem sensivelmente melhor que 135. Não tem tanta opção de equipamentos como pra 135, e muitos são mais caros. Equipamentos eletronicos são mais difíceis de achar e consideravelmente caros.

Grande formato, tem uma qualidade estrondosa, por um preço que acompanha essa qualidade..............

Mas voltemos à realidade... se vc quer começar com MF, pode tentar achar uma Rolleiflex usada ou uma Yashica 124. Tem as Mamyas também, um pouco mais caras (mas permitem trocar lentes, coisa que as Rollei e as Yashicas não permitem). Normalmente vc vai precisar de um fotometro externo. Se tiver mais grana, pode ser uma boa pegar uma Hassel...

No caso de 35mm... as opções são muitas, e tem umas coisas a se considerar:

- as baionetas e os sistemas mudam dependendo da marca tornando uma lente antiga incompativel com cameras atuais digitais (ou eletronicas, autofocus), isso acontece no caso das Minolta e Canon: as lentes manuais antigas não servem nas cameras com autofocus (digitais ou de filme). E, as lentes com autofocus das 2 marcas servem tanto nas cameras de filme eletronicas como nas digitais, mas não nas mais antigas de foco manual. (no caso da Canon... algumas lentes especificas pra DSLR, as EF-S, não servem nas AF de filme). Quando falamos de Minolta, a mesma logica serve pra Sony, ou seja: lentes AF da Minolta servem nas DSLR da Sony e vice-versa.

- no caso das Nikon e Pentax, as baionetas são as mesmas e vc pode usar lentes de 198x numa DSLR. Claro que isso não é "100% verdade", tem uns poréns... no caso da Nikon... as lentes antigas, manuais, funcionam perfeitamente nas cameras manuais, e nas eletronicas ou DSLR, funcionam só que os recursos variam conforme o modelo... por exemplo... é um assunto mais complexo e longo, mas a priori vc pode usar uma 50mm f1.4 de 1978 numa D3 de 2008 pra vc ter uma idéia, numa D90 pode também, mas apenas no modo manual e sem fotometria. Mas rola sim. No caso do sistema Pentax eu não sei detalhes, idem pra Olympus. Algumas lentes da Nikon, feitas pra cameras com crop, não funcionam em algumas cameras AF. Muitas lentes novas, sem anel de abertura também não funcionam em algumas cameras eletronicas (ficam apenas na menor abertura, dá ate pra fotografar, mas apenas nessa abertura). Esses detalhes variam conforme a lente e o modelo da camera.

Outro detalhe: cameras eletronicas têm 2 problemas: o fato de serem eletronicas e a idade. Isso quer dizer que camera eletronica pode precisar de manutenção, e, ai mora o problema... eu p/ex tenho uma Yashica Electro há 1 ano e meio na assistencia esperando aparecer compontentes pra arrumar o circuito dela... ao passo que tenho uma Nikon N8008 de 1988 que funciona 110%...

Sabendo disso tudo, fica a seu criterio optar por uma camera mais robusta e manual, ou uma eletronica com recursos a mais como AF (por vezes lento e barulhento). Há cameras de filme eletronicas excelentes (Canon EOS 3, 30, 1N, 1v... Nikon F801s, F90x, F100, F5, F6, F4s... pra citas as mais comuns), com muitos recursos bacanas... e há as classicas manuais - Pentax K1000, Nikon FM2, F3 e etc, Canon FTB, F1, AE1, etc... Olympus OM-1, tem muita coisa boa por ai... fora as Leicas, um caso à parte (otima qualidade e carissimas)...

Se eu fosse pegar outra camera de filme... eu escolheria uma FM2 da Nikon, ou uma Pentax K1000, ou uma F4s da Nikon. Se o dinheiro desse, uma F100, e se grana não fosse problema, uma F6... veja que eu falei de Pentax e Nikon, pois, se um dia eu quisesse pegar outra camera mesmo de filme ou uma DSLR, haveria a possibilidade de eu usar as lentes da camera antiga na nova...

Outra resposta :

Se sua intenção for pegar no filme por 1) necessiadade de aprender e 2) grana. Acredito mesmo q vc deve pensar em máquinas Profissionais q não precisam de baterias e sejam realmente baratas, para q vc invista na OBJETIVA.

Mas sua decisão, como disse o colega "lsd", acredito, deve ser permeada pela sua opção na marca q vai calçar sua digital no futuro, qnd a grana não for problema pra migrar pra difital, pois assim, vc poderá usar as objetivas na sua futura digital.

Como eu sou Nikonzeiro, minha referência de máquina confiável, q vai te ensinar muito é, por ordem de preço, FM10, FM2 ou Fe2. Todas elas vão te dar mesma oportunidade de aprendizado e são totalmente mecânicas, pois não dependem de motor pra funcionar e extrairão muita experiência de vc por não terem automatismo. Esta última em especial Fe2, além de não ser muito cara, eu recomento se vc for cair na linha Nikon. Pois ela possui fotômetro de agulha/ponteiro, o q vai te dar muita precisão e te fazer entender com maior clareza o q acontece na relação fotométrica (abertura x velocidade x iso).

Estou te dando opção Nikon, não pq eu não confie em outras marcas, mas qnd optei por uma marca confiável (como Nikon, Pentax, Canon...), fiquei escravo justamente para poder aproveitar outros acessórios q eu adquiri. Por isso acho importante q sua escolha seja permeada pela sua intenção ao adquirir uma marca no seu futuro digital. Pois vc acaba ficando mesmo atrelado à uma marca.

Sou Nikonzeiro por falta de grana, pois se eu tivesse muita grana, teria Nikon, Canon, Pentax, Mamya, Hassel, Leica, pois sinceramente, acho todas maravilhoas e eu teria todas, sem preconceitos. Essa briga entre Nikon x Canon, Pentax e outras, é, na maioria das vezes casos parecidos com o meu. Gente q teve q optar por uma ou outra, mas q na verdade adoraria ter todas. Mas até q uma briguinhas são engraçadas e vc, como eu vai comprar umas só pra defender o teu brinquedo, nada mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário