quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dicas e curiosidades.

As câmeras Digitais são todas de boa qualidade?

Não! A câmera digital é um computador de mão, com um elemento eletrônico de captura de imagens chamado CCD. O CCDé equivalente ao filme de uma câmera convencional. Por melhor que seja a câmera convencional, se o filme for de baixa qualidade, as fotos serão também de baixa qualidade. Assim no digital, se o CCD for de baixa qualidade, as fotos serão tambem de baixa qualidade independente de quantos mega-pixels tenha. Equipamento de baixo custo = qualidade baixa. Equipamento de custo maior = qualidade melhor.
Eu uso o Adobe Photoshop, o que fazer para minhas fotos ficarem iguais a visualização no monitor?

Para que o resultado da foto pronta seja igual a visualização do monitor, precisamos de duas coisas básicas: 1- A iluminação do ambiente de trabalho deve ser sempre a mesma, com a mesma fonte de luz. Este deve ser iluminado com cerca de 500 lumens. Isto equivale a duas lampadas fluorescentes de 40 watts cada, a um metro e meio do monitor, e pelo menos uma delas com temperatura de cor 5000° K. A chroma 50 da GE atende esta expecificação. Isto irá proporcionar a quantidade de luz no ambiente igual a que o monitor gera. Suas pupilas se manterão com a mesma abertura. Isto evitará que haja erro de brilho, contraste e cor. Ambiente escuro gera ajustes de baixo contraste e pouco brilho, e muita luz gera o oposto. 2- o Gama do monitor deverá ser balanceado por um colorímetro, ou por comparação com os resultados sem interferência de correção do laboratório. Em Uberlândia, a Casa da Photo faz a calibração com colorímetro. Use sempre uma foto de boa qualidade proximo ao monitor para evitar a acomodação visual às cores.

Como deixar minhas fotos mais atraentes?

Ao fotografar pessoas, aproxime-se mais do grupo ou da pessoa. Quando distanciamos o assunto principal, as fotos tendem a ficar pobres de imagem. No caso de pessoas, fotografar o corpo inteiro deve ser sempre uma ou outra. fotografar meio corpo ou só rosto produz resultados melhores e mais atraentes. Fundos complexos tendem a misturar a imagem, tornando-a confusa. Fundos simples valorizam o objeto principal (rosto por ex.). Nunca coloque uma pessoa junto ao fundo. Separe a pessoa do fundo, posicione a pessoa mais à frente e o fundo separado, mais atrás.

Por que minhas fotos ficam tremidas?

Todos nós temos o hábito de apertar o botão disparador com força. O correto é ir apertando suavemente até o final sem movimentos fortes que poderiam mover a câmera e a imagem ficar tremida. Lembre-se aperte o disparador devagar e lentamente.

Por que minhas fotos no computador ficam mais bonitas?

Temos basicamente dois motivos. 1º- O monitor do Computador trabalha com resolução muito baixa, portanto precisa de poucos pontos de imagem para reproduzir um arquivo digital. 2º- O monitor é uma fonte de luz, assim os seus olhos fazem qualquer compensação de luminosidade, por abrir ou fechar as pupilas de seus olhos. Já na foto impressa em papel, além de necessitar de muitos pontos para formar uma imagem de boa qualidade, a foto reflete a luz que chega até a imagem, assim a foto não é uma fonte de luz, portanto depende da iluminação do ambiente, sofrendo a variação da luz existente. Deste modo, os seus olhos não fazem nenhuma compensação de luminosidade. As suas pupilas permanecerão com a abertura para a luz do ambiente que você se encontra.

Mantenha a objetiva (lente) da câmera LIMPA

É muito importante mater a objetiva da câmera limpa. A sua eficiência é prejudicada por impressões digitais, poeira e outros, resultando em fotos brancas e sem nitidez! Limpar com cotonetes limpos e sem gordura da ponta dos dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário