quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Comparação entre máquinas fotográficas digitais e analógicas











Há vários aspectos a ter em conta antes de comprar uma câmara fotográfica digital e não estamos a falar somente do custo, visto que as câmaras digitais são tendencialmente mais caras que as câmaras fotográficas analógicas, se bem que o seu custo tem decrescido com o passar dos anos. Portanto antes de adquirir uma câmara deve ter em conta alguns detalhes.

Um dos principais factores a ter em conta quando pretender comprar uma câmara digital, é definir qual será a sua principal finalidade.

•Se a intenção é a de fotografar locais fechados, o flash é um factor determinante;
•Se for fotografar momentos de acção, como sejam eventos desportivos, ou imagens estáticas, isto determinará o tipo de visor e lente a escolher;
•Se pretender fotografar amplas paisagens, cenários complexos, ou ampliação de detalhes (close ups), já que isto irá determinar a distância focal da lente de que precisará e se necessitará de uma lente de zoom, lentes auxiliares ou uma lente macro;
•Que tipo de utilizador é? Esta questão irá ajudar determinar quantos controles manuais deverá a máquina fotográfica ter, pois estes aspectos variam consoante seja um utilizador casual, amador sério ou fotógrafo profissional.
•As fotografias serão impressas como instantâneas ou serão utilizadas em documentos ou publicações? Serão para enviar por e-mail ou para colocar numa página de internet? A resposta a estas questões condicionará a resolução máxima necessária da câmara digital, visto que em cada situação exige uma resolução específica.
A tabela, abaixo apresentada, visa ajudar e simplificar a sua escolha através da exibição dos aspectos positivos e não tão positivos da câmara digital face à c âmara analógica.

Pontos a ter em conta
Câmaras fotográficas digitais
Câmaras fotográficas analógicas

Imediatismo
As imagens estão imediatamente disponíveis
As imagens só estão disponíveis após o rolo do filme ter sido usado e revelado

Resolução
Resolução é baixa se comparada com o filme. Até as máquinas fotográficas digitais com mais de 1 milhão de pixels só são boas para fotos 4x6 e talvez 8x10
Excelente, centenas de vezes mais que as máquinas de fotografia digital. Pode fazer ampliações 16x20 polegadas a partir dum filme de 35mm

Armazenamento
Suportes magnéticos ou ópticos somam-se ao custo da imagem
Negativos e slides são armazenados neles próprios mas devem ser guardados em embalagens apropriadas para protegê-los e facilitar o manuseio

Longevidade
Os meios de armazenamento digital podem não ser legíveis no futuro devido a mudanças de formatos e dispositivos de leitura
Slides e fotos sempre podem ser vistos sem dispositivos especiais, e slides negativos podem durar facilmente um século ou mais

Custo
O custo do filme e revelação é eliminado, assim pode fotografar sem nenhum custo. Porém, existem custos adicionais quando armazena ou imprime. Custos de bateria também serão insignificantes
Filme tem que ser comprado e revelado. Porém, a partir daí não há nenhum custo adicional, a menos que queira ampliações ou cópias adicionais (estas fotos podem ser digitalizadas posteriormente através de um scanner)

Controles criativos
Todas as máquinas fotográficas digitais carecem dos controles encontrados na maioria das máquinas fotográficas de qualidade, excepto as digitais mais caras. A escolha de lentes ainda é muito limitada
Controles de nível profissional são encontrados até mesmo nas de 35mm mais baratas. Também existe uma extensa escolha de lentes para a maioria dos modelos.




Apresenta-mos agora uma nova tabela, esta apenas com características importantes na selecção da sua câmara fotográfica digital.




Opções
Comentários

Lentes
Distância focal
Determina o ângulo de cobertura

Abertura máxima
Aberturas maiores são melhores em baixa luz ou quando se captura um movimento

Zoom e alcance
Zooms ópticos são melhores que zooms digitais

Intercambiáveis
Lentes intercambiáveis permitem mudanças da distância focal

Flash
Rígido, embutido na máquina
Tende a dar iluminação directa e faz o olho sair vermelho. Só uma edição posterior da imagem pode retirar este efeito

Rotativo, embutido na máquina
Permite colocar a luz nas paredes ou tectos para obter efeitos. Mais utilizado por fotógrafos profissionais

Conexão por cabo sincronizado
Permite remover o flash da máquina fotográfica

Sapata de contacto
Monta um flash na máquina fotográfica e faz conexões eléctricas ao sistema de exposição

Redução do efeito olho vermelho
Dispara o flash primeiro para fechar a íris da pessoa fotografada, antes de disparar o segundo flash, usado para tirar a foto

Modo desligado
Permite desligar o flash de modo a não disparar quando você não quer que isso aconteça

Memória
Removível
Permite trocar cartões de memória e continuar a fotografar

Tipo
Cartão de memória é o mais popular

Capacidade
Quanto maior a capacidade maior será o armazenamento

Descarregar para o computador
Porta serie
Conexão lenta a cabo

Porta paralela
Conexão a cabo lenta

Porta USB
Conexão a cabo rápida

Infravermelho
Conexão sem fios lenta

Impressora
Algumas máquinas fotográficas permitem enviar fotografias directamente à impressora

Leitor de Cartão de Memória
Modo rápido para transferir arquivos

Visor
LCD
Óptimo para rever imagens, mas não tão bom enquanto fotografia, excepto em circunstâncias especiais. Consome muita energia, logo reduz o tempo de bateria.

Óptico (acoplado ao zoom)
Visores ópticos são melhores para tirar fotos, se a máquina tiver uma lente de zoom, o visor dever estar acoplado a ela

Através da lente (reflex)
Vê-se tudo direito, correctamente

Auto exposição
Completamente automático
Estas opções são para uso mais profissional e artístico

Abertura preferente

Obturador preferente

Manual

Compensação e alcance

Sensor de imagem
CCD
Sistemas digitais de tipologia captura de imagem

CMOS

ISSO
Tipo mais comum e utilizado, idêntico ao sistema analógico

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